Correr ouvindo suas músicas favoritas causa satisfação e fornece aquele gás a mais, não é mesmo? Treinar sempre atento ao relógio para ir em busca de melhor desempenho, muitas vezes, é essencial. Até mesmo um GPS para verificar o seu pace e ritmo ou meias de compressão podem ser utensílios utilizados durante as atividades. Mas, existem suas contraindicações. Você sabe quais são? Confira o que diz Leandro Sandoval, diretor técnico da Life Training Assessoria Esportiva.
Com fone de ouvido
Prós: além de trazer aquela satisfação e mais vontade de treinar, proporciona distração fazendo com que os treinamentos passem mais rápido.
Contras: causa distração e uma tendência de sair fora do ritmo acima ou abaixo. Em ruas, pode causar acidentes. Também pode ocasionar em problemas auditivos, desatenção com a passada, respiração e impacto no solo.
Com relógio GPS
Prós: posicionamento das distâncias durante a corrida – uma grande gama de informações de ritmo e pace – controle de tempo e distância em locais sem distâncias pré-definidas.
Contras: devido a variação de captação de sinal do satélite, há uma diferença na distância. Pode haver perda de sinal em alguns lugares – túneis, viadutos ou áreas com muitas nuvens.
Com meias de compressão
Prós: oferece proteção e sustentação muscular.
Contras: pode ocasionar desconfortos, além de sensação de calor.
Com relógio
Prós: o corredor fica atento ao tempo em que será feito seus treinos e provas.
Contras: a obsessão por baixar esses tempos pode causar muitos erros na preparação e péssimos treinos.