Agora é para valer: nada de colocar o despertador na soneca, deixar para o dia seguinte ou culpar a falta de tempo. Confira truques incríveis da psicóloga do esporte, Carla Di Piero, de São Paulo, para você parar de pagar a academia sem ir treinar:
1. Descubra o exercício que combina com você
Escolha uma atividade que gosta, tem afinidade e que, acima de tudo, sinta prazer em praticar. Isso ajuda a você persistir no exercício e conseguir os resultados que deseja.
2. Comece pelo básico
No primeiro dia de academia, comece pelos exercícios mais simples e vá aumentando a dificuldade apenas quando você perceber que entrou na sua zona de conforto.
3. Coloque o exercício na sua agenda
Eleja dias e horários fixos para se exercitar. A atividade física precisa de um tempo determinado (e espaço!) na sua agenda. Reserve esse momento para cuidar de si.
4. Estabeleça uma meta semanal
Coloque a frequência, nas aulas ou treinos, como uma meta semanal. E, de acordo com o seu desempenho, procure se recompensar por ter cumprindo esta meta, de preferência fazendo algo prazeroso para você.
5. Registre sua evolução
Faça uma avaliação do seu desempenho: nos dias em que praticar alguma atividade, anote em um caderninho ou no celular uma nota de 0 a 10 - sendo que 0 é sinônimo de nenhum esforço e 10 o máximo de esforço possível. A partir disso, construa um quadro da sua evolução. Isso vai ajudar você a perceber até as pequenas mudanças.
6. Defina seus objetivos
Antes de começar a treinar, estabeleça duas metas: uma de médio e outra de longo prazo. Depois, descreva o que você precisa fazer para alcançar cada uma delas e qual será a recompensa ao alcançá-las. Dessa forma, você consegue manter a motivação em alta e não perde o foco!
7. Coloque diversão na atividade
Convidar amigos para treinar com você, ouvir as músicas que mais gosta ou malhar ao lado de pessoas interessantes pode ser uma maneira divertida de fazer sua atividade. Além, é claro, de fazer o tempo passar mais rápido.
8. Ambiente é tudo!
Escolha um lugar agradável, no qual você se sinta confortável para treinar. Se você não gosta das pessoas e professores da sua academia, procure outra ou vá malhar ao ar livre em um parque, por exemplo.
9. Encontre um professor que você adora
O profissional de educação física é a peça fundamental para a sua motivação. Além de supervisionar o seu treino, ele precisa ser uma pessoa em que você confie, goste e considere uma companhia agradável.
10. Compartilhe suas metas
Se você contar seus objetivos para quem torce pelo seu sucesso, terá apoio nos momentos de preguiça. Essa é uma ótima fonte de motivação para retomar as suas metas.